terça-feira, 11 de junho de 2013

SEQUÊNCIA DIDÁTICA-TEXTOS "MEU PRIMEIRO BEIJO", "PAUSA" E "AVESTRUZ"






Sequência Didática:- O PRIMEIRO BEIJO

Tema da aula: Elaboração da crônica integrando diferentes linguagens

Público alvo- 9º ano

Procedimentos:

1ª etapa:

-leitura silenciosa individual da crônica “Meu primeiro beijo” de Antonio Barreto
-em uma roda de conversa relacionar o texto com o depoimento dos alunos
-estudo e análise dos gêneros e dos elementos da narrativa

2ª etapa:

-produção de atividade- reelaborar a crônica alterando a visão do narrador (o Cultura Inútil narrando como foi o seu primeiro beijo)
-trabalho em grupo- tema-beijo- pesquisa orientada introduzindo aos estudos das diferentes escolas literárias e o contexto histórico

3ª etapa:

Avaliação

-realizar a produção de uma crônica seguindo a mesma perspectiva estudada
- apresentação do grupo avaliando a produção e a leitura levando em conta as expressões e entonações.








PAUSA – MOACIR SCILAR

Objetivo: localização de informações; comparação de informações; generalizações

Trabalhando a intertextualidade

Público alvo: 9° ano (ou ensino médio)

Apresentação da situação

Primeiro momento

A situação a ser apresentada é exatamente o que se pretende com a leitura. Antes de se debruçar sobre o texto a exposição inicial se limitará em descobrir sentidos para o título do texto, buscando sinônimos contextualizando a situação, ou seja, fazer um levantamento prévio dos alunos.
Exemplo:

O que significa pausa?
Onde essa linguagem é utilizada?
Quais outras palavras que podem substituir esse vocábulo?
Segundo momento

LEITURA DO TEXTO

Leitura feita pelo professor: uso da oralidade e suas características (entonação, dramatização,  fruição, expressões facial e corporal etc.)
Após a leitura
Instigar as opiniões individuais dos alunos sobre o texto de forma expositiva e com registro no caderno e/ou no quadro.
Levantamento de hipóteses:

 O que chamou a atenção no texto?
Qual é o tema central do texto?
Qual é a ligação do título do texto com o tema?
Em que situação você buscou uma pausa?

Produção textual: de um conto para um artigo de opinião
Produção de um artigo de opinião.
Com a produção em mãos, o professor fará uma avaliação diagnostica do conhecimento dos alunos sobre a construção de um artigo de opinião.
Apresentação à classe de modelos de temas variados de artigos de opinião.
Com os modelos o professor fará o reconhecimento de como é estruturado esse gênero e seu elementos organizacionais: introdução, desenvolvimento, conclusão. Então o aluno fará leitura da produção inicial e reescrita com as devidas correções
.
PRODUTO FINAL

 Leitura dos resultados produzidos e corrigidos pelos alunos.








TEXTO:   AVESTRUZ- Mário Prata

PERCEPÇÃO DAS RELAÇÕES DE INTERTEXTUALIDADE;

 PERCEPÇÃO DAS RELAÇÕES DE INTERDISCURSIVIDADE

PÚBLICO ALVO: 6º ANO

TEMA: 

SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE TEXTO NARRATIVOS E DESCRITIVOS
APRESENTAÇÃO DE SITUAÇÃO:
 LEVANTAMENTO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS- se conhecem o animal

PRIMEIRA PRODUÇÃO TEXTUAL:

-discussão interativa sobre o animal;
-ficha técnica do animal (DESCRIÇÃO )
- Recortar o texto, trabalhando a sequência narrativa
- trabalhando o vocabulário
- busca de informações complementares sobre o animal

MÓDULOS:

 Realização da leitura do texto narrativo, na íntegra , pelo professor, verificando se as expectativas dos alunos foram atendidas em relação ao texto.

PRODUÇÃO FINAL:

O aluno deve dar continuidade ao texto, em grupo, de forma oral e posteriormente um desfecho escrito.
Avaliação
- leitura individual, considerando entonação da voz e pontuação
-solicitar ao aluno que localize no texto o tema,  título, autor, os elementos da narrativa individualmente. Dando exemplos de frases que aparecem narração em primeira e terceira pessoas.


2 comentários: