Sequência Didática:- O PRIMEIRO BEIJO
Tema da aula: Elaboração da crônica integrando diferentes
linguagens
Público alvo- 9º ano
Procedimentos:
1ª etapa:
-leitura silenciosa individual da crônica “Meu primeiro
beijo” de Antonio Barreto
-em uma roda de conversa relacionar o texto com o depoimento
dos alunos
-estudo e análise dos gêneros e dos elementos da narrativa
2ª etapa:
-produção de atividade- reelaborar a crônica alterando a
visão do narrador (o Cultura Inútil narrando como foi o seu primeiro beijo)
-trabalho em grupo- tema-beijo- pesquisa orientada
introduzindo aos estudos das diferentes escolas literárias e o contexto
histórico
3ª etapa:
Avaliação
-realizar a produção de uma crônica seguindo a mesma
perspectiva estudada
- apresentação do grupo avaliando a produção e a leitura
levando em conta as expressões e entonações.
PAUSA – MOACIR SCILAR
Objetivo: localização de informações; comparação de
informações; generalizações
Trabalhando a intertextualidade
Público alvo: 9° ano (ou ensino médio)
Apresentação da situação
Primeiro momento
A situação a ser apresentada é exatamente o que se pretende
com a leitura. Antes de se debruçar sobre o texto a exposição inicial se
limitará em descobrir sentidos para o título do texto, buscando sinônimos
contextualizando a situação, ou seja, fazer um levantamento prévio dos alunos.
Exemplo:
O que significa pausa?
Onde essa linguagem é utilizada?
Quais outras palavras que podem substituir esse vocábulo?
Segundo momento
LEITURA DO TEXTO
Leitura feita pelo professor: uso da oralidade e suas
características (entonação, dramatização,
fruição, expressões facial e corporal etc.)
Após a leitura
Instigar as opiniões individuais dos alunos sobre o texto de
forma expositiva e com registro no caderno e/ou no quadro.
Levantamento de hipóteses:
O que chamou a
atenção no texto?
Qual é o tema central do texto?
Qual é a ligação do título do texto com o tema?
Em que situação você buscou uma pausa?
Produção textual: de um conto para um artigo de opinião
Produção de um artigo de opinião.
Com a produção em mãos, o
professor fará uma avaliação diagnostica do conhecimento dos alunos sobre a
construção de um artigo de opinião.
Apresentação à classe de modelos
de temas variados de artigos de opinião.
Com os modelos o professor fará o
reconhecimento de como é estruturado esse gênero e seu elementos
organizacionais: introdução, desenvolvimento, conclusão. Então o aluno fará
leitura da produção inicial e reescrita com as devidas correções
.
PRODUTO FINAL
Leitura dos resultados produzidos e corrigidos
pelos alunos.
TEXTO: AVESTRUZ-
Mário Prata
PERCEPÇÃO DAS RELAÇÕES DE INTERTEXTUALIDADE;
PERCEPÇÃO DAS
RELAÇÕES DE INTERDISCURSIVIDADE
PÚBLICO ALVO: 6º ANO
TEMA:
SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE TEXTO NARRATIVOS E
DESCRITIVOS
APRESENTAÇÃO DE SITUAÇÃO:
LEVANTAMENTO DOS
CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS- se conhecem o animal
PRIMEIRA PRODUÇÃO TEXTUAL:
-discussão interativa sobre o animal;
-ficha técnica do animal (DESCRIÇÃO )
- Recortar o texto, trabalhando a sequência narrativa
- trabalhando o vocabulário
- busca de informações complementares sobre o animal
MÓDULOS:
Realização da leitura
do texto narrativo, na íntegra , pelo professor, verificando se as expectativas
dos alunos foram atendidas em relação ao texto.
PRODUÇÃO FINAL:
O aluno deve dar continuidade ao texto, em grupo, de forma
oral e posteriormente um desfecho escrito.
Avaliação
- leitura individual, considerando entonação da voz e
pontuação
-solicitar
ao aluno que localize no texto o tema, título, autor, os elementos da
narrativa individualmente. Dando exemplos de frases que aparecem narração em
primeira e terceira pessoas.
PARABÉNS PELO TRABALHO!
ResponderExcluirObrigada Meire, sinta-se em casa.
ResponderExcluir