sábado, 15 de junho de 2013

SEQUÊNCIA DIDÁTICA- NEUSA OLIVEIRA DE SOUZA



Sequência Didática – Texto : "O Avestruz"  de Mário Prata


Leitura e escrita de textos narrativos


Objetivos 

- Apresentar os diferentes gêneros narrativos com ênfase na crônica.

- Reconhecer os elementos da narrativa: enredo, personagem, foco narrativo, tempo e espaço.

- Identificar marcas do gênero textual relato no gênero crônica.

- Saber procurar informações complementares em dicionários, gramáticas, enciclopédias, internet etc..

- Selecionar textos para a leitura de acordo com diferentes objetivos ou interesses (estudo, formação pessoal, entretenimento, realização de tarefas etc.).

- Produzir uma crônica narrativa.



Conteúdos específicos:


- Elementos da narração (características de crônica/relato).

- Uso da linguagem coloquial/expressões populares.

- Trabalho com classes gramaticais (substantivo, adjetivo, vocativo, verbos do pretérito perfeito e imperfeito do indicativo).

- Estrutura e organização de parágrafo.


Ano
6.º

Tempo estimado:

Doze aulas. (Com diversidade de estratégias durante o bimestre).


Material necessário:

- Textos diversificados de crônicas e relatos.

- Pesquisas na internet. (Youtube: “Reportagem: Corrida de Avestruz”)

- Apoio das aulas de Geografia.

- Uso de costumes e superstições folclóricas.



Desenvolvimento

1ª etapa  Inicie a aula com a leitura coletiva solicitando aos alunos comentem suas primeiras impressões.

2ª etapa  Tire as dúvidas que aparecerem após as leituras: quais informações novas sobre o enredo da crônica e posteriormente curiosidades (sobre o avestruz, considerando outras culturas). Peça aos estudantes que sublinhem as características da crônica narrativa.


3ª etapa  Identificar crônicas no livro didático e diferentes fontes.



4ª etapa  Oriente os alunos a produzir uma crônica narrativa através de um fato cotidiano proposto pelo professor.



Avaliação


Identificar os elementos da crônica narrativa através de um texto proposto pelo professor e a produção de uma crônica narrativa ,a partir de um tema, feita pelo próprio aluno. Considerando que toda participação/envolvimento do aluno com o trabalho proposto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário