Sequência Didática – Texto : "O Avestruz" de Mário Prata
Leitura e escrita de textos narrativos
Objetivos
- Apresentar os diferentes gêneros narrativos com ênfase na crônica.
- Reconhecer os elementos da narrativa: enredo, personagem, foco narrativo, tempo e espaço.
- Identificar marcas do gênero textual relato no gênero crônica.
- Saber procurar informações complementares em dicionários, gramáticas, enciclopédias, internet etc..
- Selecionar textos para a leitura de acordo com diferentes objetivos ou interesses (estudo, formação pessoal, entretenimento, realização de tarefas etc.).
- Produzir uma crônica narrativa.
Conteúdos específicos:
- Elementos da narração (características de crônica/relato).
- Uso da linguagem coloquial/expressões populares.
- Trabalho com classes gramaticais (substantivo, adjetivo, vocativo, verbos do pretérito perfeito e imperfeito do indicativo).
- Estrutura e organização de parágrafo.
Ano
6.º
Tempo estimado:
Doze aulas. (Com diversidade de estratégias durante o bimestre).
Material necessário:
- Textos diversificados de crônicas e relatos.
- Pesquisas na internet. (Youtube: “Reportagem: Corrida de Avestruz”)
- Apoio das aulas de Geografia.
- Uso de costumes e superstições folclóricas.
Desenvolvimento
1ª etapa Inicie a aula com a leitura coletiva solicitando aos alunos comentem suas primeiras impressões.
2ª etapa Tire as dúvidas que aparecerem após as leituras: quais informações novas sobre o enredo da crônica e posteriormente curiosidades (sobre o avestruz, considerando outras culturas). Peça aos estudantes que sublinhem as características da crônica narrativa.
3ª etapa Identificar crônicas no livro didático e diferentes fontes.
4ª etapa Oriente os alunos a produzir uma crônica narrativa através de um fato cotidiano proposto pelo professor.
Avaliação
Identificar os elementos da crônica narrativa através de um texto proposto pelo professor e a produção de uma crônica narrativa ,a partir de um tema, feita pelo próprio aluno. Considerando que toda participação/envolvimento do aluno com o trabalho proposto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário